Plataforma de Bots 2.0

O Telegram tem como missão redefinir as fronteiras do que você pode fazer em um aplicativo de mensagens. No ano passado, foi lançada a plataforma de bots, que despertou a criatividade de milhares de desenvolvedores.

Hoje foi iniciada uma nova dimensão para os desenvolvedores, com os bots 2.0: Teclados integrados, callback e botões de URL, permissões de localização e edição de mensagens na nuvem. Os novos bots podem também gerar qualquer tipo de conteúdo para você compartilhar com amigos, incluindo documentos, MP3s, vídeos, stickers, animações e contatos.

Para te dar um gostinho dessas novas possibilidades, foram criados alguns bots de exemplo no último final de semana — @music, @youtube,@foursquare e @sticker (tenha certeza que você atualizou o Telegram antes de tentar usá-los).

Novos Teclados, Novas Ações

Aqui está como o @music funciona — ele usa um teclado integrado que permite a você interagir com ele sem enviar qualquer mensagem. E ele atualiza as próprias mensagens em tempo real enquanto você navega entre as páginas de seus resultados:

Novos Tipos de Conteúdo

O bot @music também funciona com o modo integrado, que significa que ele pode ajudar você a enviar MP3 para qualquer chat, diretamente do campo de escrita:

Bots integrados agora podem enviar qualquer tipo de arquivo que estão disponíveis no Telegram. Nós suspeitamos que você irá gostar do bot integrado @sticker — ele pode encontrar para você qualquer sticker relevante a partir de um emoji.

Novos Mecanismos

Assim como o @music bot, o @youtube também funciona de duas formas. Ele usa um novo mecanismo de alteração de chat para conectar sua conta do Telegram com o YouTube:

Assim que sua conta do YouTube é conectada, você pode acessar as configurações adicionais através da nova opção do menu abaixo dos resultados.

Novas Permissões

Agora, o @foursquare é um bot integrado que utiliza a nova funcionalidade de localização, que ajuda você a enviar endereços de lugares próximos. Note como ele pede sua permissão para usar sua localização quando você tenta enviar algo pela primeira vez:

Novos Horizontes

Esses bots de exemplo são apenas o início. A API de bots 2.0 permite aos desenvolvedores criar interfaces fluidas e fáceis de usar para bots poderosos. E veremos muitos novos bots aparecendo nos próximos meses, afinal, 2016 é o anos dos bots.

Se você é um desenvolvedor, confira nossa Introdução aos Bots 2.0 (em inglês)e leia o changelog completo (em inglês). Sinta-se livre para se inscrever no canal oficial do Telegram @BotNews para ficar ligado nas novidades da plataforma.

Se você é um usuário, aguente aí — em breve você terá muitos bots legais para brincar. Até lá, aproveite os bots de exemplo!

Equipe do Telegram,
11 de abril de 2016