Plataforma de Jogos 1.0

No último ano o Telegram lançou a Plataforma para Bots. Gratuita, podesora e aberta, foi instantaneamente um sucesso entre usuários e desenvolvedores. Hoje foram elevados ainda mais os limites, trazendo o lançamento de uma poderosa Plataforma de Jogos com bots para o Telegram. Isso mesmo: agora você pode usar bots para jogar em suas conversas, com gráficos e som.

Pronto para Jogar

Centenas de jogos estão a caminho, mas cerca de 30 estão prontos para serem jogados no Telegram agora, a maioria deles publicados pelo @gamee. Você pode iniciar um jogo, interagindo com o seu bot diretamente, ou chamando-o em qualquer um dos seus chats. Para fazer isso, tente digitar “@gamee” em um grupo e escolher um jogo para começar a jogar com os seus amigos:

Selecione um jogo
Selecione um jogo

Se você encontrar um jogo que goste no Telegram, você pode desafiar seus amigos em outros chats, compartilhando o jogo com eles.

Faça uma competição com seus amigos
Faça uma competição com seus amigos

Melhor com Amigos

A melhor parte da Plataforma de Jogos do Telegram é a competição em todas as suas conversas existentes. Salvamos as pontuações para cada jogo jogado em cada conversa, e você pode imediatamente verificar como você e seus amigos estão pontuando uns contra os outros. Toda vez que há um novo líder no jogo, outros membros da conversa são notificados de que eles precisam melhorar.

Maiores pontuadores, dentro do jogo (esq.) e na conversa (dir.)
Maiores pontuadores, dentro do jogo (esq.) e na conversa (dir.)

Fácil de Criar

A construção de jogos para Telegram é fácil (confira a API). Aqui está MathBattle, um jogo que o desenvolvedor do Telegram criou em apenas 3 horas. Você pode iniciá-lo a partir de qualquer chat digitando @gamebot e escolher Math Battle:

Este é Corsairs, uma demonstração de jogo que teve o desenvolvedor levou apenas 5 horas para construir e configurar. Que inclui som, gráficos e animações:

Embora essas demonstrações sejam básicas, os jogos do Telegram podem ser qualquer coisa. De arcades simples e quebra-cabeças para atiradores multiplayer-3D e jogos de estratégia em tempo real. A tecnologia subjacente é HTML5, então os jogos são carregados sob demanda, conforme necessário, assim como páginas comuns da web. Os jogos irão funcionar em iPhones 4 e mais recentes e Android 4.4 ou superiores. Note que seus amigos precisarão do Telegram 3.13 ou superior para jogar.

Se você é um desenvolvedor, confira a Introdução aos Jogos. Sinta-se livre também para se inscrever no canal oficial @BotNews para acompanhar as novidades da plataforma.

Nenhuma Caloria Adicionada

O Telegram entende que você ama o Telegram por ele ser leve e eficiente. Esse é o motivo da nova Plataforma de Jogos precisar de 0 bytes de espaço em disco adicional e não adicionará nenhum byte ao tamanho do aplicativo. As únicas coisas que foram adicionadas hoje são os momentos de diversão em suas conversas.

E agora veremos quanto você consegue pontuar.

Equipe do Telegram,
3 de outubro de 2016