Uma conversa com Pavel Durov

Essa entrevista foi publicada no Huffington Post, o link original está aqui. Eu não alterei nenhuma vírgula do texto, então o conteúdo é de total credibilidade do autor.

No último TechCrunch Disrupt em São Francisco, o empreendedor de tecnologia compartilhou seus ensinamentos e pensamentos sobre startups, estratégia e o que significa viver uma boa vida.

Pavel Durov é um brilhante individualista com extraordinárias realizações. Ele revolucionou a internet russa fundando o VKontakte, a maior rede social da Rússia. Ele tem levado a vida como um nômade internacional depois de algumas desavenças com Putin, quando foi forçado a vender sua startup.

Ele também é o cofundador do Telegram, um aplicativo de mensagens mais seguro e superior ao WhatsApp. Defendendo uma comunicação segura e o libertarianismo, Durov é um homem que tem um pensamento independente e é tão afiado em seus pensamentos quanto em suas execuções.

Onde você cresceu?
Eu fui nascido em Leningrado, na União Soviética, antes do meu pai ter um emprego em uma faculdade na Itália e nós nos mudarmos para lá. Eu vivi por alguns anos lá antes da minha família retornar para a Rússia. Eu meio que cresci em São Petesburgo.

Existe algum momento crucial em sua infância?
Na minha primeira viagem para a Itália, quando minha família se mudou, eu fui deixado para trás com a minha avó. Eu aprendi que eu precisava confiar em mim mesmo. Em meus primeiros quatro anos de vida, meus pais me deixaram, meu irmão estava com eles e eu tive que procurar uma maneira de gastar o meu tempo. Minha avó já era uma mulher idosa e não podia jogar, ela também estava trabalhando. Foi um momento interessante na minha vida.

Quais foram as suas primeiras influências?
Obviamente meu irmão é uma grande influência. Meu irmão é um gênio. Quando nós fomos à Itália, ele esteve num canal de televisão como um prodígio que poderia resolver qualquer equação matemática sofisticada. Ele tinha apenas sete ou oito anos, mas podia resolver problemas de matemática para adolescentes de quatorze anos. Ele era realmente muito avançado em matemática. Ele lia muito literatura e era extremamente inteligente. Enquanto ele esteve na escola, ele ganhou todas as competições de matemática. Eu aprendi muito com ele. Eu perguntava coisas para ele sobre tudo. Eu sou muito grato a isso.

Qual é o livro que seria mais provável você dar a um amigo?
Flow de Mihaly Csikszentmihalyi.

Como você administra suas emoções?
Primeiro de tudo, eu fiz ioga por algum tempo. Ioga e meditação. E você sabe que, em algum momento, você começa a ver que sua mente é, no senso neurológico, controlada por seu corpo. Nós temos que aprender a engenharia reversa da nossa mente e do nosso corpo, para poder identificar as razões reais de nossas emoções. Se você pode fazer isso, você pode mudar o ambiente e se livrar de certos fatores que influenciam suas decisões.

Como você tem certeza que pensa estrategicamente?
Pensando e avaliando diversas opções, do que você pode fazer hoje, na próxima semana ou nesse ano. Você não deve desistir até encontrar algo que realmente te deixe animado. Se você está em dúvida sobre uma decisão, durma um pouco e veja como se sentirá quando acordar.

O que você atribui para fazer as coisas?
Eu penso com paixão, curiosidade e a habilidade de simplificar o processo.Simplificar significa retirar tudo que é redundante, supérfluo, e focar apenas no principal.

O que você diria para alguém que está preocupado com muitos projetos e precisa encontrar o foco?
Eu penso que diria para ele continuar procurando. Eles deveriam ler livros que não tem a ver com negócios ou tecnologia. Dê um descanso para sua mente e dê um tempo para pensar sobre as coisas.

Qual verdade importante você acredita que poucas pessoas concordam com você sobre?
Eu penso que as pessoas poderiam poder se auto-organizar mais. Governos deveriam ser menores. De fato, governos e países em geral são menos importantes do que eles pensam que são. Eles levam o crédito por processos que eles não tem nada a ver. Eu acredito em pequenos governos ou nenhum governo. Eu penso que a maioria das pessoas querem ter um governo grande, um ‘big brother’ cuidando deles.

O que é sucesso para você?
Eu penso que sucesso é ficar animado com as coisas que você faz e com o que você está focado.

O que você precisa para ser feliz?
As pessoas dão muita atenção para um status social. Por exemplo, qual a diferença de viver em Londres ou numa pequena cidade menor? Com a internet, não faz diferença. Atualmente é mais saudável viver em uma cidade menor. Um ar mais puro e muito mais barato. As pessoas escolhem viver em cidades caras e eles precisam pagar uma enorme quantia de aluguel. A única razão pela qual elas continuam lá é para ter um trabalho que dê dinheiro o suficiente para poderem pagar o aluguel e coisas caras. É um círculo vicioso.

Como você simplifica sua vida?
Você deve se livrar das vozes de outras pessoas em sua cabeça. Nós somos muito influenciados pelas pessoas a nossa volta. Nossos familiares, nossos amigos, o que eles pensam que é sucesso ou não e o que é bom ou ruim. Nós devemos nos livrar disso completamente. De certa maneira nós devemos começar a ignorar tudo que as outras pessoas dizem ou pensam sobre o que nós estamos fazendo. Depois disso nós devemos focar somente no que nós precisamos.

Como você faz isso?
Gastando um tempo maior sozinho ou em silêncio e sendo feliz com isso, não de uma maneira infeliz. As pessoas ficam viciadas pela companhia de outras. Por exemplo, aqui nos EUA, duas pessoas se sentem mal quando sentam juntas em silêncio. Isso é bom, as pessoas são boas umas com as outras, mas as vezes você tem que ter o seu espaço e isso não é afetado por outra pessoa.

O que foi fundamental para suas empresas fazerem sucesso?
Algumas pessoas tem essa característica de construir coisas. Elas são curiosas do que acontecerá depois de as construírem. Para mim isso vai além. O momento mais excitante é quando você constrói algo, o qual será usado para outras pessoas poderem construir algo a partir daquilo. Em outras palavras, quando você constrói uma plataforma. Quando eu descobri pela primeira vez a internet, eu estava maravilhado de como você podia construir um site e outras pessoas poderiam vir e postar seu próprio conteúdo. Eu comecei meu primeiro projeto VKontakte com isso em mente.

Quais são as características mais importantes para um fundador?
Uma delas eu já mencionei, amar a construção das coisas. Curiosidade, autodisciplina e paixão. E persistência.

Como você pode ter foco e ainda ter muitas ideias diferentes?
O que as pessoas não entenderam sobre homens renascentistas ou Julio César é que essas pessoas não foram multitarefas mesmo que eles tenham feito várias coisas ao mesmo tempo. Alguns deles provavelmente podem fazer isso, mas o principal disso é que eles escolheram uma área e focaram completamente em construir aquilo. Por exemplo, construindo uma escultura. Então eles mudaram para a pintura, e fizeram uma grande pintura. Em todos os momentos eles 100% focados em um específico objetivo. Eles não tentaram fazer tudo ao mesmo tempo. Um de cada vez. Você pode fazer muitas coisas, mas em um diferente momento de cada vez.

Como você encontra o balanço entre o pensamento e a execução?
Eu penso que é uma divisão natural das coisas. Em dias de trabalho, você foca na execução e nos finais de semana você se distancia um pouco e pensa sobre toda a imagem.

Quando algo está prestes a afetá-lo, como você se certifica de que ela não afetará você?
Tipicamente, quando algo acontece, algo que eu não poderia mudar, eu prefiro focar nas coisas boas, porque sempre há coisas boas e ruins em qualquer evento, até mesmo nos mais trágicos. Você tem que vê-los e focar neles. Não há vantagem em manter-se triste por algo que você não pode mudar. Você tem que se adaptar à situação e pensar no que você pode fazer com o que você recebeu.

Como você trata os seus relacionamentos?
É bem simples para mim. Eu me comunico 90% do tempo com a pessoas com quem eu trabalho. Os outros 10% são com meus parentes, principalmente com meu irmão, mas eu trabalho com ele.

Que conselho você daria para o seu eu mais jovem?
Talvez o mais importante conselho seria não ficar muito nervoso com as coisas. Eu estou num ramo estressante e agora eu entendo melhor como você sempre tem que se manter calmo.

Se você pudesse ter um jantar com qualquer pessoa da história, com quem você gostaria?
Júlio César seria uma ótima pessoa para um jantar. Ele foi um escritor, poeta, general, político e sacerdote. Eu penso que é uma boa combinação. Você pode aprender muito com uma personalidade multifuncional.

Você pode seguir o Pavel Durov no Twitter ou no Telegram. Você também pode segui-lo no Facebook ou Instagram. Você pode aprender mais sobre as empresas,Vkontakte e Telegram nos seus respectivos websites.

Siga o Patrick Daniel (que fez a entrevista) no Twitter.